EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

terça-feira, 14 de julho de 2015

EDUCAÇÃO NÃO É PRIORIDADE DOS GOVERNOS!


JORNAL DO COMÉRCIO 13/07/2015



Jocelin Azambuja



Certa vez, na década de 1990, falei com um prefeito do Interior, de município emancipado, e ele me disse, feliz: "Já fiz calçamento em 2,5 quilômetros de ruas da cidade". Aí lhe perguntei: "Prefeito, quantas escolas de Ensino Fundamental completo tens na cidade? Quantas de Ensino Técnico? Quantas de Ensino Médio?" Ele me olhou pensativamente e disse: "Só uma de Ensino Fundamental completo". Respondi: "É, prefeito, as crianças e adolescentes da cidade não pegarão mais pó, acho que será melhor para a saúde e futuro delas".

Governos em geral, com honrosas exceções, priorizam bolsas auxílio, obras inacabadas e asfalto a dar educação ao povo. O modelo vem do governo federal e dos poderes. Depois da gastança, na hora do aperto, se corta o orçamento da educação, agora 19,3%. Jamais os ministérios, os cargos e privilégios, o corte afetará os programas da Educação Básica e Superior.

Temos um novo ministro da Educação, e a presidenta Dilma Rousseff (PT) lançou seu programa de governo, Pátria Educadora, em uma campanha enganosa. Agora, fazem cortes no Sisu, Fies, Pronatec, no Sem Fronteiras, aumento nas taxas do Enem. Todos se perguntam: sem recursos, como fazer a educação de fato avançar?

O Brasil caiu duas posições no ranking mundial dos países em conhecimentos de matemática e ciências passou de 58º lugar para o 60º, é a queda dos nossos níveis de educação. Os governos discursam nas campanhas, que darão educação, saúde... Ao povo, tudo fica só no discurso, na prática é o contrário. Sobram recursos para inchar a máquina pública com ministérios e cargos, com aumentos especiais ao Judiciário e Legislativo.

A educação continuará a ser tema de utopia, nossas crianças e adolescentes continuarão sem oportunidades iguais de futuro, e os sobreviventes à violência, à pornografia, às drogas, à educação de baixa qualidade serão o futuro do Brasil. Continuem cortando o orçamento da educação, é este o futuro que querem para a nossa juventude e País?

Advogado

Nenhum comentário:

Postar um comentário