EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sábado, 18 de julho de 2015

ESPAÇO DE PROTEÇÃO



ZERO HORA 18 de julho de 2015 | N° 18230


EDITORIAIS




Reportagem divulgada por este jornal, sobre a morte de crianças e adolescentes na Região Metropolitana de Porto Alegre, revelou que 46% das vítimas não estavam estudando. Depoimentos de profissionais do ensino indicam que nas zonas periféricas, especialmente em comunidades dominadas pelo tráfico de drogas, as escolas representam um espaço de proteção para jovens de famílias desestruturadas. Evidentemente, não é essa a finalidade original da instituição escolar, que deve ter como prioridade a formação educacional e a preparação dos alunos para a vida e para o mercado de trabalho. Porém, considerando-se o caos da segurança pública no país, as escolas acabam se transformando em verdadeiras ilhas de paz e civilidade nas áreas mais conflitadas.

Esse fenômeno é um indicativo claro para os administradores públicos de que a segurança deve ser intensificada em torno das escolas e também de que as políticas públicas devem priorizar o encaminhamento de crianças para o estudo. Mais: evidencia a importância da gestão escolar, pois acaba recaindo sobre diretores e professores a tarefa de administrar a disciplina interna, que também é contaminada pelo modo de vida dos estudantes.

A Pátria Educadora, apregoada pelo governo federal, tem que começar pela escola, pela garantia de ambiente saudável, pela oferta de condições dignas de trabalho, pela valorização efetiva da atividade educacional. Enquanto o país não consegue enfrentar de forma satisfatória seus dilemas sociais, que pelo menos as crianças e os jovens tenham na escola uma oportunidade de proteção e de encaminhamento para um futuro melhor.

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