EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

terça-feira, 23 de abril de 2013

O OCASO DA UERGS


ZERO HORA 23 de abril de 2013 | N° 17411


EDITORIAIS


Criada sob inspiração ideológica, a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs) passa por visível declínio, com dificuldades orçamentárias, recursos humanos escassos, instalações improvisadas e pouca frequência de alunos. Ainda que fundamentada na ideia generosa de oferecer estudo para as camadas mais carentes da população e nas localidades mais remotas, a iniciativa esbarrou na incompetência administrativa, na falta de planejamento e na sua lamentável politização. Diante desse cenário desolador, a sociedade e líderes políticos que a representam precisam definir um destino menos desolador do que o atual para a instituição.

Não foi por falta de planos nem de exemplos anteriores bem-sucedidos que a universidade minguou a ponto de se reduzir praticamente a uma entidade fantasma nos dias atuais. Os 10 mil alunos estimados inicialmente para serem alcançados no ano passado se resumem hoje a 2.880. Os R$ 60 milhões de orçamento anual previstos para o mesmo ano se restringem a R$ 41 milhões. É uma insignificância perto dos valores aprovados para instituições semelhantes em outras unidades da federação. O valor se mostra ainda mais irrisório quando comparado ao destinado por São Paulo às três universidades estaduais que tanto contribuíram para o seu desenvolvimento, com destaque para a USP e a Unicamp.

Chama a atenção o fato de que, apesar dos problemas permanentes, a Uergs conseguiu figurar no ano passado em quinto lugar entre as universidades gaúchas, na avaliação do índice geral de cursos do Ministério da Educação (MEC). E pelo menos um de seus cursos – o de Tecnologia em Automação Industrial – chegou a obter nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), há dois anos.

A questão, porém, é que apenas boa vontade e resultados positivos não são suficientes para garantir a continuidade de uma instituição de ensino. Por isso, é importante que alunos, professores e demais envolvidos com a Uergs possam ter clareza sobre as reais intenções em relação a essa entidade que, do jeito que está, parece fadada ao desaparecimento.

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