EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ENSINO PRIVADO MAIS CARO

ZERO HORA 15 de outubro de 2014 | N° 17953


SUAS CONTAS. Mensalidades escolares devem ter alta de 9,11%



REAJUSTE MÉDIO APURADO pelo sindicato das escolas particulares do Estado é o maior aplicado desde 2009 e está acima da inflação prevista. Acostumados às correções anuais nas mensalidades escolares, os pais devem se preparar para um ajuste mais salgado em 2015. O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS) divulgou previsão de reajuste para o próximo ano em escolas de nível básico: 9,11%. Trata-se do maior aumento desde 2009, quando a pesquisa que prevê os novos valores passou a ser feita regularmente.

– O cenário econômico influencia boa parte das decisões das escolas. Não se sabe para que lado vai a inflação no próximo ano. Se subir muito, as instituições só poderão recuperar em 2016 – avalia o presidente do Sinepe-RS, Bruno Eizerik.

Além disso, pesam sobre o índice os investimentos feitos em quadras esportivas e laboratórios, reajustes salariais para os professores e custos de manutenção, afirma Eizerik:

– Não é apenas a população que sente a inflação. As escolas também estão enfrentando correções elevadas com luz e aluguel, por exemplo.

A correção supera em quase três pontos percentuais a inflação oficial prevista para este ano, que está em 6,45%, conforme o Banco Central. A pesquisa do Sinepe foi feita com 115 instituições no Estado, e mostra uma média geral. A maior parte das grandes instituições não divulgam seus índices. ZH tentou contato com 10 das maiores escolas, mas todas afirmaram que ainda não definiram percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário