EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

MELHOR INVESTIMENTO - FORMAÇÃO CONTINUADA OU SALÁRIO JUSTO


Formação continuada: o melhor investimento - CLEUSA BECKER, COORDENADORA DE ENSINO - Zero Hora 25/10/2010.

Gerenciar a formação continuada dos professores de uma escola, assim como preparar novos profissionais para assumirem uma sala de aula, é responsabilidade que implica grandes desafios para as equipes de gestão. Na medida em que o projeto pedagógico da instituição avança e se consolida, aumentam consideravelmente as informações e procedimentos que o novo profissional deve adquirir para poder responder às demandas das escolas. Nem sempre há tempo hábil para uma capacitação prévia que, de fato, habilite o professor para a atuação pedagógica e educacional coerentes com os princípios da escola. Por isso, grande parte deste processo é feita com o profissional em serviço, ou seja, já em sala de aula. Além disso, a rapidez com que as investigações das ciências relacionadas à educação têm sido feitas obriga qualquer instituição educativa e todos os gestores a assumirem um compromisso com uma capacitação continuada.

No processo de construção de conhecimentos pelo professor, a importância de partir de sua prática e dos conhecimentos prévios que ela traduz está relacionada a uma concepção de aprendizagem diferente de uma perspectiva de acumulação de conhecimentos. Utilizando um princípio coerente com a concepção de aprendizagem assumida para o trabalho com as crianças, partimos da hipótese de que as aprendizagens são processos de construção de significados por meio dos quais adquirimos conhecimentos e que elas ocorrem por reorganizações constantes e aproximações sucessivas com o objeto a conhecer. Assim, os professores são colocados em um contexto de aprendizagem e aprendem a fazer fazendo: errando, acertando, tendo problemas a resolver, discutindo, construindo hipóteses, revendo, argumentando, tomando decisões, pesquisando.

Descobrir melhores maneiras de trabalho cooperativo mobiliza o grupo e o desenvolvimento individual. Para implantar mudanças no ensino, precisamos, em primeiro lugar, comprometer o professor, respeitando suas individualidades. Muitas iniciativas para o desenvolvimento de pessoal assumem a forma de algo que é feito para os professores, ao invés de com eles e por eles.

Assim, o desenvolvimento profissional e a melhoria na escola só serão possíveis se soubermos valorizar nossos professores. Oportunizar momentos para trabalharem em conjunto, buscando qualificar suas práticas, construindo o pensamento de grupo, são importantes referenciais para o trabalho e o implemento de novas iniciativas. Sabemos que a motivação do professor depende da qualidade do trabalho e do próprio ambiente. Sendo assim, cada escola terá o professor que merece, de acordo com sua ação.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Na minha opinião, a autora do artigo, especialista em educação, está equivocada ao focar apenas o ambiente externo da profissão. De que adianta investir na formação e na capacitação do professor sem investir em salários justos e estimulantes. Muitos professores estão extremamente bem qualificados, com vários cursos de graduação e especialização, mas se encontram desmotivados e estressados pelos péssimos salários e condições de trabalho inseguras e precárias.

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